Santa Vitória

Santa Vitória

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MAÇÃS:A VELHA IDOLATRIA


Não faço o bem que quero, e faço o mal que não desejo".

Que luta cruel. O pior de todos os nossos combates. O mais forte de todos os inimigos. A idolatria do eu, do ego, do alter ego.

O que nos move não é o mesmo que nos salva. O que nos impulsiona não é o mesmo que nos lança à liberdade. O reino que queremos não é o Reino que foi conquistado.

Budas, correntinhas no tornozelo, cosme e damião, são cipriano, exús e oguns perderam o trono para o pior de todos os ídolos: eu mesmo. Os católicos descobriram que se "auto-adorar" é bem melhor. Os cristãos perceberam que gozar a própria liberdade, falar o que quiser, buscar seus interesses pessoais dá mais prazer, mais gozo. A idolatria saiu dos terreiros para acampar no existencialismo. E o pior de mim está por se manifestar.

Eu me cansei de parecer com seu Deus. Eu quero encontrar uma outra imagem, uma outra semelhança; quero alguém menos radical para me espelhar; quero alguém humano demais; alguém que seja como eu, que goste do ter, do querer e do poder; quero um deus mais tolerante, mais "parecidinho" comigo mesmo; eu mesmo. Sim! Eu quero ser meu deus. O melhor para mim é fazer o que eu quero, e não aquilo que Deus quer.

Chega de Deus. Chega de Igreja. Eu quero é fazer o que me der na cabeça; usar meu corpo da forma que eu quiser; ter os pensamentos influenciados pela doutrina que eu julgar ser a melhor. Eu quero maçãs. Sou doido por maçãs. Quero andar nú de bicicleta; quero matar quem não concorda comigo; quero fazer filhos e não assumir. Quero amar a todos. Quero sexo com homens, mulheres, crianças, animais. Quero minha própria vida.

Eu quero tocar minha guitarra em paz, acender fogo na mata para quem eu quiser. Cultuar o demônio que eu escolher. Afinal, Eu sou o que sou, e não Deus.

"Sou como o velho Adão procurando Deus em mim mesmo e em minhas vontades. Estou me dando conta da fraqueza humana. Estou perdendo as forças e a Fé. Estou vencido, cansado, machucado, ferido...

Não conquistei nada, meu Deus. Meu filhos não gostam de mim, meus netos não se sentam em meu colo, meus casamentos são fracassados. Pai, estou pecando contra e Céu e contra Ti. Tenha Piedade deste Teu filho que abusou da liberdade. Tenha Misericórdia deste teu filho que andou mil caminhos, traçou dezenas de metas, e veio parar diante de Ti, novamente. Para onde irei eu, se só Tu tens Palavras de uma vida eterna? "

Agora eu me perguntei: Será que um dia todos os filhos de Deus conseguirão fazer uma oração destas? Será que vai dar tempo de salvar a todos, visto que nem todos querem aderir? Até que ponto estarei disposto a chegar para ficar com Deus até o fim? E se doer?

Nenhum comentário: